sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coisas do Sujeito-Poético: Um Boanovense...


Em “BOA NOVA – UMA TOPIA”, o Eu-Lírico; o Sujeito-Poético!

Na Boca do Mato, O Sonho Não Acabou, nem acabará nunca, porque é o Sonho que nos move, é o Sonho quem nos leva à Poesia Concreta!

BOA NOVA, UMA UTOPIA traz Paz, e Espada, e Poesia a Homens e Mulheres que ainda acreditam no Sonho, e o Sonho é o Princípio das Coisas Concretas!


EM UM NÃO-LUGAR, TODOS OS SONHOS POSSÍVEIS...
      Na boa, vá à "Boca do Mato". Não tenha medo, pois é lá, no Coração da Mata, que se construirá o Grande Edifício da Paz: Por dentro, concreto e ferro! Por fora, titânio e vidro! E será lá, no Edifício de um Azul Inusitado, que as Pessoas de Boa Vontade haverão de encontrar a Paz e a Poesia que permanecem para sempre...

BOA NOVA - Anos 80


Boa Nova - Anos 80:
Outros Blues,  Outros Frevos, Todos os Sonhos...     

      ...Embora nem sempre tudo fosse "Divino-Maravilhoso".
      
      Fervia o Rock Nacional: a trilha sonora do "Calçadão", onde "a galera" celebrava a vida! Na Boca do Mato, sonhos, buscas, traições, esperanças, ciúmes, fé, melancolia, revoltas, promessas de amor, alegrias, lamentos...

      Na Boa do Mato, outros blues, outros frevos: Todas as Revoluções por Minuto! Diretas Já! Éramos Todos Exagerados, e Tudo Explodia em Forma de Teatro no Palco do Salão Paroquial! Estávamos Todos Cheios de Som e Fúria, e a Vida não era vazia de significado, não senhor!

     ...Embora nem sempre tudo fosse "Divino-Maravilhoso", pois já sabíamos das "Dores do Mundo" , e elas, as "Dores do Mundo", tantas vezes visitaram muitos de nós...

      No "Calçadão", Boanovenses Jovens Tardes de Domingo: A Constante Presença de um Carnaval Transformador, sem, contudo, esquecermos as "Dores do Mundo", afinal, éramos os "Filhos da Revolução".

      
      Os "Embalos de Sábado à Noite" aconteciam na Inesquecível Boate de Tuíta, cuja pista fervia; e a Festa de Setembro já era o evento mais esperado! Enquanto esperávamos “Setembro” chegar, a Vida seguia em Muitas Armações Ilimitadas... 
Paulo Neuman
                                                                            

domingo, 21 de agosto de 2011

ARTE: O Poder Transformador


A ARTE TRANSFORMA O COTIDIANO

      Crescemos e aprendemos a conhecer a natureza das coisas! Um belo dia chegamos à conclusão de que somos subprodutos de um Sistema Perverso! As Instituições que um dia nos disseram sagradas, pálidos de susto, descobrimos que não passam de perversos mecanismos, cujo único objetivo é nos manipular, a fim de que sejamos “úteis” ao "tal sistema" que não quer e nem pode ter nenhum tipo de compromisso verdadeiramente afetivo com a nossa “existência” - e assim, pateticamente desolados, caminhamos pela vida feito títeres! 

      ...Mas nem tudo está perdido, pois a Arte haverá de nos salvar!


       Arte é a forma que o homem encontrou para sublimar sua própria existência e a existência de todas as coisas! A Arte nos mostra o que é essencial. A Vida é breve, sendo assim, a Arte é fundamental. A Arte é para sempre, pois ELA é a Indefectível Divina Mentira que nos revela a Verdade. Viver com Arte é Religar-se ao Divino, pois fomos violentamente desligados da Fonte do Ser pelos mecanismos responsáveis em tornar homens e mulheres “úteis ao tal sistema” – um sistema que, diga-se de passagem, nunca conseguiu trazer nenhum tipo de felicidade aos Pobres Mortais!

       Viver com arte é, divina e subversivamente, reinventar-se a cada dia-nosso! Viver com Arte é Aprender a Ler a Própria História criticamente - tornando-se, assim, capaz de reinventá-la quantas vezes se fizer necessário, pois o único compromisso que Homens e Mulheres devem ter é com a Felicidade Global dos Universos!

       Viver com Arte é passar a própria vida a limpo: fracassos e eventuais sucessos, pois como bem disse Honoré de Balzac: “Mais fascinante que o sucesso só mesmo as quedas fulminantes".

       Quaisquer vidas, com suas glórias e misérias, são matérias-primas para a Produção da Verdadeira Arte!


       A Arte é fator de Refinamento do Espírito, tornando homens e mulheres verdadeiramente Humanos, verdadeiramente Divinos!


       Um Eficiente Processo Educacional é aquele que começa com Arte! Com Arte, tudo fica muitíssimo mais saboroso! Arte para fabricar o pão-nosso-de-cada-dia! Arte para governar nosso País! Arte para confeccionar nossas roupas! Arte para nos relacionarmos com nossos semelhantes!

       Com Arte, a vida se enche de cores e agradabilíssimo perfume!

       Que haja incentivo à Arte em todos os lugares deste imenso Brasil – não apenas nas grandes metrópoles! Que quaisquer cidades possam ter incentivo  à Arte, dinheiro para isso há em qualquer prefeitura do País! Que em cada cidade, as Secretárias de Cultura não funcionem tão-somente como "cabides de emprego", mas que, acima de tudo, sejam eficientes instrumentos que fomentem a CULTURA do seu Povo - pois a Cultura é Elemento Essencial ao Surgimento de Civilizações - e numa Verdadeira Civilização, tudo "corre bem" para TODOS - e não para apenas "alguns privilegiados" - como acontece na BARBÁRIE! Com Cultura, seremos todos, no mínimo: "Doces Bárbaros". Para bem da verdade, já existem, em todo o Brasil, algumas Secretarias de Cultura que cumprem esse papel, relevante papel!

       Viver com Arte é viver de Forma Inteligente, é encontrar-se com a Liberdade do Ser! Artista não é apenas aquele que está estrelando a novela das nove, ou está em cartaz nos grandes palcos! Você também é um artista, pois você é capaz de sublimar todas as coisas - e se disserem o contrário, não acredite, pois a VIDA é o Grande Palco, e VOCÊ está na VIDA!

       Salve, Salve! Salve a Arte de Viver e Morrer com Arte! Salve Este Imenso Brasil com Suas Infinitas Riquezas Culturais!
Paulo Neuman

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Na Boca do Mato, Boas Novas...

Boa Nova em Verso e Prosa!


Em Verso e Prosa, Boa Nova!

Um dia,  fui apenas a "boca do mato” – Riachos Outros!


Hoje, trago em meus braços todas as matas remanescentes!

      Tia Gesse, generosa que é, transforma todos, pobres e ricos, em parentes "chegados", quando permite que “qualquer um” a chame de “Tia”: 



 Revolução, Inclusão Social! 


      As mazelas existenciais continuam, mas há um doce conforto em saber que se tem Tia Tão Nobre, Tão Culta – O que torna Força Motriz na Transformação do Cotidiano! 



      A Casa de Tia Géssi: Uma Catedral do Saber, onde TODOS, pobres e ricos, têm completo acesso!


      
Dona Licinha, Uma Doce Agitadora Cultural, Mãe de Todas as Pastorinhas de qualquer geração, e o Salão Paroquial é o Seu Quartel General, e é de lá que ela nos ensina o Poder da Arte – mostrando-nos que Tragédias e Comédias São Fatores de Desenvolvimento para um Povo!

 Da Antiguidade Clássica, Dona Licinha nos traz o Poder do Teatro!


      
Um Dia, fui apenas a "Boca do Mato", hoje, trago em meus braços Crianças de Todas as Cores que, sob o Sol da Meia-Noite, colhem os Derradeiros Girassóis!


      Sou Boa Nova em Verso e Prosa – Sou Dona Julieta: Deusa que perpetua a Espécie Boanovense, permitindo que muitas Mães-Maria tragam ao mundo seus Rebentos! E o pirão é de galinha, regado a uma Boa Cachaça Temperada com Todas as Ervas Santas! É Dia de Festa: Pelas Mãos de “Vó Eta”, nasceu mais uma Criança, e a festança será por muitos dias, regados a Cachaça Temperada, e o pirão é dos bons: é de galinha-caipira!

Paulo Neuman


domingo, 7 de agosto de 2011

Ave Maria ô...



Salve Dona Maria ô!

AVE MARIA Ô!

- Quem é Maria Ô?!

- É aquela que mora na Rua dos Canudos - a rua que dá acesso ao Rio de Chico Mendonça, aliás, Rio esse que no final da década de 1970, foi transformado em "Barragem de Dr. Délio Carvalho! Incursões históricas à parte e voltemos ao fascinante mundo de Maria Ô!

- Maria Ò! Por que Maria Ô?! Que nome mais atípico, meu caro!

- O apelido belíssimo morfológica e foneticamente, diga-se de passagem, deve-se ao fato de que a dita Maria trata todos pelo cognome "Ô" - Isso mesmo: Para ela todos são "Ô" - desde o prefeito, delegado, passando pelo padre, pelas comadres, pelos vizinhos; enfim, todos, conhecidos seus ou não, são, pura e simplesmente, ” Ô".

Salve Dona Maria Ô: Aquela que tirou o que as pessoas têm de mais sagrado: seus nomes! Maria Ô, numa atitude docemente subversiva, instituiu um único e definitivo nome para todo vivente: "Ô"!




- Bom-dia, Ô! Venha cá, Ô! Quando você chegou, Ô? Não vai botar a roupa p'ra quarar, Ô? Quer comprar ovos de galinha-caipira, Ô?





      Para Dona Maria Ô, as pessoas não têm nomes de batismo. Para ela, todos, homem ou mulher, têm um único e definitivo nome - comum a todos: "Ô" - simplesmente "Ô" - e, de volta, seguindo sua cartilha "subversiva", todos a tratam de Maria Ô.
 
       Minha Avó e Dona Maria Ô são comadres! Minha Avó a trata, carinhosamente, de comadre Ô - no que é igualmente retribuída, é claro! Comadre Ô pra lá - Comadre Ô pra cá - e assim, a vida se enche de uma beleza rara! 
Paulo Neuman

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Boa Nova: Veredas

Gonçalo Sertão Rosa Boa Nova: Veredas!


 
      Fazer Incursões Históricas é garantir a certeza de um Futuro-Luz para aqueles que acabam de entrar em um trem chamado Louca Vida! Fazer Incursões Históricas é perceber o vão que separa o trem da plataforma, evitando, assim, os "acidentes culturais". O trem segue seu curso pelas noites da eternidade! No mesmo vagão onde você se encontra agora, Ramiro empunha a Bandeira do Divino Espírito Santo. De casa em casa, ao som de tambores, levanta fundos para a Grande Festa! Na feira livre, aos sábados, depois de vender as peneiras, Gonçalo, dançarino que é, exibe-se em dança exótica! É a Vanguarda, o Pós-Moderno! É Boa Nova, Uma Utopia! Boa Nova que, de tempos em tempos, inventa novas palavras, ou nos faz lembrar que todas as palavras podem ser polissêmicas, tropos, levando-nos, assim, a um Universo meio Guimarães Rosa! Houve tempos em que Tigresa não era apenas a fêmea do tigre, ou uma exuberante mulher!
Estar na Tigresa era estar na pindaíba, duro, sem grana! Grande Vantagem! "Tá beba", égua! "Que Charada! "Oi" o "oi" de boi! Mas, para mim, o Grande Clássico sempre foi: Segura o Pio, Liu!

Como disse nossa querida Clarice Lispector: "A palavra é o meu domínio sobre o mundo.”

Paulo Neuman