domingo, 7 de agosto de 2011

Ave Maria ô...



Salve Dona Maria ô!

AVE MARIA Ô!

- Quem é Maria Ô?!

- É aquela que mora na Rua dos Canudos - a rua que dá acesso ao Rio de Chico Mendonça, aliás, Rio esse que no final da década de 1970, foi transformado em "Barragem de Dr. Délio Carvalho! Incursões históricas à parte e voltemos ao fascinante mundo de Maria Ô!

- Maria Ò! Por que Maria Ô?! Que nome mais atípico, meu caro!

- O apelido belíssimo morfológica e foneticamente, diga-se de passagem, deve-se ao fato de que a dita Maria trata todos pelo cognome "Ô" - Isso mesmo: Para ela todos são "Ô" - desde o prefeito, delegado, passando pelo padre, pelas comadres, pelos vizinhos; enfim, todos, conhecidos seus ou não, são, pura e simplesmente, ” Ô".

Salve Dona Maria Ô: Aquela que tirou o que as pessoas têm de mais sagrado: seus nomes! Maria Ô, numa atitude docemente subversiva, instituiu um único e definitivo nome para todo vivente: "Ô"!




- Bom-dia, Ô! Venha cá, Ô! Quando você chegou, Ô? Não vai botar a roupa p'ra quarar, Ô? Quer comprar ovos de galinha-caipira, Ô?





      Para Dona Maria Ô, as pessoas não têm nomes de batismo. Para ela, todos, homem ou mulher, têm um único e definitivo nome - comum a todos: "Ô" - simplesmente "Ô" - e, de volta, seguindo sua cartilha "subversiva", todos a tratam de Maria Ô.
 
       Minha Avó e Dona Maria Ô são comadres! Minha Avó a trata, carinhosamente, de comadre Ô - no que é igualmente retribuída, é claro! Comadre Ô pra lá - Comadre Ô pra cá - e assim, a vida se enche de uma beleza rara! 
Paulo Neuman

Nenhum comentário:

Postar um comentário