domingo, 20 de fevereiro de 2011

Na Sombra dos Oitizeiros


QUEM NUNCA COMEU "OITI" ATIRE O PRIMEIRO CAROÇO!

O Que é um "Pé de Oiti"? - Definição Léxica: Árvore Rosácea de Frutos Edules.

- Meu Deus, mas o que é mesmo um fruto edule?
- Pô, meu - tu não sabes? Fruto Edule é um Fruto Comestível - um fruto que se pode comer, sacou?
- Ah! Então o "Oiti" não é um Fruto Proibido?
- Não! Não é!


Até o finalzinho da década de 1980, toda a extensão da Avenida Nossa Senhora da Boa Nova era arborizada com frondosas árvores em canteiros centrais. Tais árvores eram carinhosamente chamadas de "Pés de Oiti". Foi debaixo de um Pé de Oiti que muitos de nós começamos a desvendar os mistérios desta Vida Louca. Debaixo de um Pé de Oiti muitos namoros começaram, muitos amores acabaram! Debaixo de um Pé de Oiti muitos tiravam uma soneca após o almoço! Debaixo de um Pé de Oiti muitos falavam "putarias"; outro, em sua inocência, catava Oitis Verdes para, sonhando em se tornar "O Rei do Gado", brincar de "curral" - onde os oitis eram os bois: pernas, rabo e chifres feitos com palitos de fósforo espetados no fruto que se assemelha a uma manga, só que em tamanho bem menor! Os Pés de Oiti também serviam para se armar as "gangorras", onde os mais corajosos se aventuravam em "arrojados balões". Debaixo de um Pé de Oiti muitas conversas interessantes "rolaram". Muitos também caíram de um Pé de Oiti e quebraram o braço! Poxa vida! O Meu grande sonho quando menino era “quebrar o braço”, ainda que não fosse caindo de um Pé de Oiti – mas não rolou: Nunca Quebrei o Braço! Voltando aos Pés de Oiti: Muitos comeram o Fruto do Oitizeiro: O Oiti - fruto de sabor exótico. Comer Oiti era visto por muitas mães como uma atitude rebelde, subversiva. Não era raro, ao ver seu filho saboreando um Oiti, ouvir de uma mãe:

- Menino, por acaso você está passando fome, traste - pra se empanturrar de Oiti?

Hoje que eu sei que oiti não é “fruto proibido”, trago-os sempre em minhas algibeiras existenciais, para saboreá-los nos momentos de carência! Quem Nunca Comeu Oiti que Atire o Primeiro Caroço! Foi saboreando um Oiti Bem Maduro que muitos de nós descobrimos a vida!

...Onde Foram Parar os Pés de Oiti?! 
Paulo Neuman

5 comentários:

  1. O oiti é visto na cidade que moro como um fruto venenoso e mortal. A única pessoa que sempre come este fruto por aqui sou eu, e ainda dizem que vou morrer envenenado. Fazem mais de quatro anos que como esse fruto, e até já fizemos sorvete de oiti, pudim, vitamina de oiti com abacate e leite--uma delícia. Por enquanto ainda estou vivo e comendo oiti ! Moro em Ribeirão Preto. Gente, esse fruto exótico é uma delícia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sou de BH. Na minha rua tem muitooo! Tem 3 meses que busco saber que fruta e essa. Todos falam aqui que so morcego come. Mas eu inquieto quis pesquisar, por o cheiro dela é muito agradável! Entao descobri vcs!!! E a fruto OITI!! To felizzzz!

      Excluir
  2. Oi Boa noite moro ak em Goiania e na firma onde eu trabalho tem muitos pés de oiti,todas vezes que eu passo embaixo deles pego alguns e saio comendo sua massa saborosa e olha é muito gostoso quem quiser saborear esteja a vontade mas se não quiser pode deixar que sobra mais pro moreno aqui...abraço a tds..

    ResponderExcluir
  3. Fiz suco hoje desse fruto;uma delícia! Gostaria dr saber quais as vitaminas que podemos encontrar nesse fruto tão saboroso? Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Connheci o oiti agora que vi a fruta amei fiquei com medo de comer mais fui pesquisar ja comi fiz suco uma delicia

    ResponderExcluir